sexta-feira, 13 de abril de 2012

«Aprender a escolher...para mais saúde ter»

O projecto «Aprender a escolher para mais saúde ter»  da escola do Furadouro integra-se num projecto mais vasto «Crescer para aprender a escolher» que engloba diversas áreas do saber ser e do saber estar:
·         Aprender a comunicar com assertividade

·         Ser tolerante com os companheiros

·         Não usar a violência

·         Respeitar os espaços e todas as pessoas

·         Ser colaborativo

·         Ser responsável

·         Manifestar a sua opinião crítica sobre os acontecimentos
·         Ser verdadeiro

 O projecto iniciou-se no ano lectivo 2010/2011 e teve por base a partilha das preocupações dos professores, assistentes operacionais e auxiliares do refeitório relativamente aos poucos hábitos de alimentação saudável de um grande número de crianças. Estes maus hábitos foram observados em diversas situações que passamos a identificar:
·         As opções dos lanches das crianças para o recreio da manhã ou da tarde não eram muito saudáveis: muitos doces (bolachas); lanches pré-comprados (manhãzitos, madalenas, bolycao); sumos empacotados em substituição do leite escolar ou da água natural

·         Na hora do almoço as assistentes que serviam o almoço verificavam que muitos alunos rejeitavam sistematicamente a maior parte dos legumes/hortaliças/saladas (cenouras, ervilha, couves, alface e tomate) e não comiam a peça de fruta nem “gostavam” de alguma fruta
·         Nas visitas de estudo a maior parte dos lanches eram pouco saudáveis (muitos sumos e batatas fritas, panados, rissóis). Além disso a maior parte dos alimentos eram alimentos de longa duração, logo com adição de conservantes (cancerígenos)
Após o levantamento dos problemas, em reunião de estabelecimento e com a presença do representante dos pais (presidente da Associação de Pais- Sr. Guilherme Campos) pensamos que era necessário pensar em algumas acções para pais e alunos, de forma a, progressivamente, haver alteração de hábitos e interiorização de novos hábitos alimentares no dia-a-dia. Algumas das iniciativas foram integradas no Plano Anual de Atividades da Escola; outras foram integradas no Projeto curricular de cada turma e desenvolvidas no âmbito das aprendizagens curriculares.  Em virtude de haver uma turma, dos alunos mais velhos que manifestavam bastante aptidão e interesse pelas novas tecnologias e haver dois alunos com Plano de desenvolvimento, foi proposto a essa turma a criação de um blog onde se pudesse fazer a divulgação dos trabalhos .
Enumeram-se de seguida algumas acções que foram desenvolvidas
1.       Criação do blog da turma do 3.º ano http://ebfuradouro-ebfuradouro.blogspot.pt e aprendizagem dos procedimentos para compor e publicar uma mensagem

2.       Na semana da alimentação, em colaboração com os pais,

2.1.    Organizamos uma feirinha de Outono, onde foram vendidos alguns doces sem conservantes,  confeccionados na escola com marmelos e abóbora, oferecidos por pais, professores e auxiliares.
2.2.    Confecionamos  e saboreamos uma salada de fruta variada.
2.3.    Pesquisamos provérbios relacionados com a alimentação e ilustramos.
2.4.    Construimos um painel com as regras de etiqueta que devemos cumprir à mesa  porque além de saber comer é também importante saber estar
2.5.    Criamos poesias sobre os frutos.
2.6.    Elaboramos, em grupo, cartazes sobre os grupos da roda dos alimentos.
2.7.    Elaboramos textos e divulgamos os nossos trabalhos no blog
2.8.    Elaboramos um folheto sobre a alimentação saudável
2.9.    Fizemos trabalhos de expressão plástica com os frutos que devemos integrar na nossa alimentação.

3.       Lemos e exploramos textos e livros relacionados com o tema e com as boas maneiras à mesa, produzindo uma apresentação em ppt que depois de aprendermos a trabalhar com o programa photostory3, transformamos em filme e publicamos no blog (05-11-2010)

4.       Visita da avó do João Pedro, à escola, para falar aos alunos sobre a sua vida de peixeira, sobre as variedades de peixe, sobre os utensílios usados, etc..

5.       Os professores, numa perspectiva de educação dos pais, pesquisaram na internet e publicaram no blog um site sobre formas de cozinhar no natal de forma saudável sem perder a tradição. (consultar no blog publicação dia 23/12/2010)

6.       Visita a uma estufa da localidade para desconstruir conceções erradas sobre os vegetais e criar “afetos” pelos legumes e vegetais criados na estufa.

7.       Participamos no Jogo da Alimentação disponibilizado pela Cruz Vermelha Portuguesa.

8.       No dia Mundial da criança dinamizamos uma manhã ao ar livre, no Clube de Campismo do Furadouro, com jogos tradicionais e exercícios físicos. O almoço volante foi realizado na mata, igual para todos os alunos (pão com hambúrguer, salada de alface e tomate, cerejas e muita água).
9.       No dia Mundial do Ambiente fizemos uma visita ao Parque de Campismo do Furadouro em que as crianças podem usufruir de um ambiente saudável e ter contacto com a natureza.
No final do ano letivo 2010-2011 avaliamos os resultados do trabalho desenvolvido e verificamos que ainda havia muito trabalho a ser feito pois continuávamos ainda a observar alguns hábitos menos corretos em termos de alimentação, alguma resistência a certos alimentos (legumes e peixe) e alguns alunos com excesso de peso. Era necessário continuar a investir na sensibilização dos alunos e das famílias. No plano anual de actividades contemplamos algumas actividades para alertar para a importância de fazermos escolhas saudáveis. Decidimos, em conjunto criar um blog da escola para a divulgação de todas as actividades realizadas em conjunto (http://clubedofuradouro.blogspot.pt)
Entre as actividades que desenvolvemos ao longo deste ano lectivo 2011-2012, enumeramos:
1.       A turma dos alunos mais velhos fez o levantamento sobre os hábitos alimentares da família, ao jantar, durante uma semana e refletiu sobre a necessidade de fazer algumas alterações e integrar na alimentação determinados alimentos mais regularmente.

2.       Na semana da alimentação, em Outubro

2.1.    Em articulação com a Associação de Pais realizamos  uma palestra sobre alimentação, dinamizada pelas técnicas de uma farmácia da localidade cujo tema foi «Saber comer para saber estudar» .

2.2.    Confecionamos  pão de trigo e milho, cozido em forno de lenha cedido por uma das assistentes operacionais. Disponiblizamos no blog da escola, em duas mensagens todo o trabalho desenvolvido («Confecionamos pão na escola» e «Semana da alimentação»).

3.       Criamos poemase reflectimos sobre os trabalhos produzindo diversos textos .

4.       No dia 21 de março e com o objectivo de continuar a promover hábitos de vida saudáveis, realizamos um percurso pedestre de Primavera desde a escola até um parque que dista 2 km , em que os alunos tiveram oportunidade de fazer exercícios ao ar livre.

5.       Após a avaliação positiva do impacto da caminhada realizada com os alunos, foi proposto realizar a mesma caminhada com alunos, pais, professores e assistentes operacionais, no sábado dia 24 de Março mas as condições atmosféricas adversas obrigaram ao seu adiamento, em data a definir, tendo em conta as previsões do boletim metereológico.

6.       Fizemos um inquérito aos alunos sobre os seus hábitos alimentares. A opinião dos alunos era só referente à refeição que tomavam à noite pois a maior parte dos alunos almoça na escola e interessava-nos saber a evolução dos hábitos alimentares na família, após todo o trabalho feito ao longo do ano lectivo anterior e parte deste.

 Os resultados do inquérito revelaram os seguintes dados:
6.1.    82,9% dos alunos, tomam o pequeno almoço diariamente
6.2.    63,8% dos alunos, tomam cinco refeições por dia
6.3.    44,6% dos alunos, comem sopa às refeições todos os dias 
6.4.    42,5% dos alunos, escolhem sandes que tenham alface, tomate ou outro vegetal
6.5.    70,2% dos alunos, bebem água quando têm sede
6.6.    53,2% dos alunos, separam a parte gorda da carne
6.7.    42,5% dos alunos, comem legumes cozidos/saladas às refeições diariamente
6.8.    48,9% dos alunos, comem fruta diariamente, após as refeições
6.9.    40,4% dos alunos, bebem diariamente pelo menos ½ de água
6.10.4,2% dos alunos abusam de chocolates/bolos frequentemente
6.11.4,2% doa alunos comem comida do tipo fast food todos os dias
6.12.12,7% comem peixe diariamente
6.13.8,5% bebem bebidas alcoólicas às vezes
A análise dos dados permitiu-nos concluir que é necessário continuar a investir  na alteração de hábitos alimentares porque ainda existe
·         uma grande percentagem de alunos que não têm o hábito de comer sopa diariamente;
·         mais de metade dos alunos não tem o hábito de integrar legumes na sua refeição, diariamente;
·         mais de metade dos alunos não comem fruta diariamente;
·         60%  dos alunos não bebem a quantidade de água recomendada e
·         apenas 12,7% comem peixe diariamente.
O investimento na aquisição de bons hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis é um trabalho que nunca está acabado e fará parte sempre das prioridades da escola do Furadouro, sendo necessário continuar a trabalhar com a comunidade.

No


Sem comentários:

Enviar um comentário